Conteúdos

Tenha um site pra chamar de seu

Olá pessoas, Vou usar esse post pra passar uma dica minha que me ajudou (e ajuda) bastante. Tenha um site seu (wordpress.com não conta).

Por que ter um site seu?

Existem algumas razões pelas quais eu defendo você ter um site seu, num servidor seu.

1. Você aprende a colocar um site no ar.

Principalmente para quem está começando, colocar um site em produção pode parecer algo meio mistico.

Você tem os códigos na sua máquina e como fazer isso funcionar na INTERNET?

A internet

Quando você usa um CMS pronto (wordpress.org, bolt, drupal.org), você aprende a migrar um banco de dados (se estiver passando da sua máquina para o servidor de produção). Aprende a verificar requisitos básicos (qual a versão do PHP, Mysql e afins tem instalado no servidor de produção). Terá problemas de permissão em pastas e muitos outros problemas que você pode resolver no tempo que precisar (não vai ter nenhum cliente cobrando para o site está no ar). Na hora em que precisar mesmo, para um cliente, será muito mais fácil.

2. O conteúdo é seu

O seu site só vai deixar de estar no ar quando você deixar de pagar o serviço de hospedagem.

3. Você pode testar

Você pode testar várias coisas. Testar CMS’s diferentes, colocar aquela tag video do HTML5 e vê o que acontece. Alterar o template do wordpress, ou até mesmo criar o seu. Se alguma coisa ter problema, é só restaurar seu backup (sim, por que, como bom desenvolvedor você fez backup antes de começar a brincar).

O caminho que trilhei

Já tive meu blog com o Wordpress. Mas depois de cansar de ter que instalar plugins, temas, ter que atualizar tudo isso, configurar o banco de dados (que foi muito bom no começo). Agora tenho meu site com gerador de site estático. As vantagens são que posso escrever meu conteúdo em markdown (ou seja, posso escrever meu blog no vim :) ), o conteúdo fica mais leve, pois não preciso de um banco de dados, processar o PHP nem nada disso, é só HTML puro, e muito customizavel.

Hoje estou usando o pelican, que é muito bom e tem vários temas prontos.

Por fim, faça isso: Instale o wordpress, faço-o funcionar. Então jogue fora e vá pro pelican.

Abraços